A constituição de um motor elétrico, bem como o seu funcionamento, é muito mais simples do que a dos motores convencionais, que funcionam por combustão interna. Isto faz com que, nos motores elétricos, haja:
- Um menor número de componentes que necessitam de substituição;
- Um menor desgaste de várias peças.
Isto traduz-se numa grande redução dos custos com manutenção.
Só pelo simples facto de ter muito menos componentes para substituir, tal como óleos, filtros ou correias, um carro elétrico pode fazer revisões a cada 50 mil quilómetros, em vez dos 15 mil nos carros convencionais. Mas não é só na revisão que vai conseguir poupar com um carro elétrico.
Graças à tecnologia de travagem regenerativa utilizada por muitos dos modelos elétricos, os gastos com travões serão muito menores. A utilização do motor para travar, e o aproveitamento dessa energia para recarregar as baterias do veículo, levam a um menor desgaste das pastilhas de travão e, consequentemente, dos pneus.
Assim, só em revisões e idas à oficina, vai poupar centenas de euros por ano.